Historia,Peninsula Arabica,Maomé,Islamismo,Expansao Islamica
A península constitui uma unidade geográfica de forma trapezoidal, com 2.590.000km2, e contém os seguintes estados: Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Kuwait, Omã e Iêmen. O território árabe, desértico e pobre em sua maior parte, converteu-se, após a descoberta de campos de petróleo em seu subsolo, em uma das regiões econômicas mais importantes do mundo.
A paisagem da península é dominada pelos desertos, pelas estepes, e pelos oásis, situados no entorno dos desertos e na costa.
O principal deserto é o Rubal Khali, vasta área de 650 a 800km de largura, localizada ao sul. Uma parte da região desértica estende-se para o norte, indo fundir-se com o Nafud, que constitui o limite entre o deserto da Síria e a Arábia central. A estepe seca ocupa a maior parte do restante da Arábia. São grandes áreas com superfície plana ou suavemente ondulada, onde se encontram as fontes. Os oásis localizam-se em duas regiões: no centro da península, circundados por desertos, e nas zonas próximas ao litoral. Os principais oásis são o Djebel Chamar, que recebe água das cordilheiras vizinhas, o Kasin, e o Neid, o mais extenso.
No deserto viviam grupos Nômades, que criavam camelos, carneiros e cabras, andavam armados e eram conhecidos como beduínos. Muitas vezes guerreavam entre si pelos oásis. Os valores apreciados pelos beduínos eram a coragem, a hospitalidade e a lealdade à família. A Arábia constitui uma placa do antigo continente de Gondwana, ao qual esteve unida até cerca de vinte milhões de anos atrás. Na era mesozóica foi ocupada pelo mar, momento em que se depositaram as areias e conglomerados que hoje constituem a maior parte da região. Emergida no oligoceno (período terciário), começou a separar-se da África durante o mioceno, por meio da fossa tectônica do mar Vermelho.
O Profeta Maomé E O Nascimento Do Islã
O islamismo surgiu no século 6 na Arábia, região do