Mundo Islamico
OBJETIVO: mostrar um pouco mais sobre esse povo, como a fé os ajudou unir-se e a prosperar como um estado unificado. Mas também será visto como a ambição, lutas internas e externas provocaram a divisão política deste estado . também como Maomé , líder religioso e político, influenciou este povo tanto na religião como na guerra, por expandir seus territórios.
O MUNDO ISLÂMICO
ORIGENS
Estado Árabe
Foi na Península arábica, onde 5/6 do território equivale a áreas desérticas, que a civilização islâmica teve suas origens. O clima é extremamente quente e seco.
Seus habitantes são de origem semita, viviam em tribos, mas estas não eram unidas politicamente. Eram aproximadamente 300 tribos divididas entre beduíno e tribos urbanas .
Tribo beduínos: eram seminômades que vagavam pelo deserto em busca de um oásis para seus animais. Viviam em constantes guerras, fazendo dos saques um dos recursos de sua sobrevivência.
Tribo urbana: estabeleceram-se na faixa costeira do Mar Vermelho e sul da Península, onde o clima era mais favorável para sobreviverem. Dedicavam-se ao comércio e tinham as caravanas de camelos, que transportavam produtos do Oriente para regiões do Mar Mediterrâneo.
A união árabe , começou a partir do século VII, a base desta união foi a religião. Onde Maomé fundou o Islamismo, no qual usava as guerras santas para expandir as fronteiras do império.
Podemos dividir a história árabe em 2 etapas:
Arábia pré- islâmica: época antes do islamismo.
Arábia islâmica: época durante o islamismo.
PERÍODO PRÉ-ISLÂMICO
Foi nessa época que habitavam na península arábica, tanto os árabes beduínos como os árabes urbanos.
Na região dos árabes urbanos, surgiram cidades como MECA e IATREB(MEDINA), que se tornaram grandes centros comerciais. Até o século VII, os árabes não eram unidos politicamente, mas tinham pontos em comum, Por exemplo: o idioma árabe e