Mundo Islâmico
- Península Arábica (península próxima ao continente africano e banhada pelo Mar Vermelho) com clima extremamente desértico e diversos oásis;
- Meca e Yatreb, duas principais capitais comerciais e espirituais (Meca possuia diversos territórios sagrados)
- Comércio: Interno (movimentada principalmente pela migração dos beduínos à Meca por razões religiosas) e externo (importações do Oriente eram vendidas por todo o Oriente Médio)
- A civilização era divida em tribos: Aqueles que viviam no interior eram nômades: beduínos; e a tribos urbanas que viviam nas capitais Meca e Yatreb.
- Meca possuia o Santuário de Caaba, um lugar de adoração de vários ídolos, já que a religião era politeísta.
- Sem organização política oficial, os coraixitas eram os comerciantes (em certas vezes ricos) que moravam nas capitais e controlavam o comércio.
** Maomé, a revelação e o ínicio do Islamismo
- Teria nascido em 560 d.C, orfão, foi criado pelo tio.
- Teve contato com o cristianismo e o judaísmo.
- Casou e se tornou dono de uma caravana, porém sempre se dedicou às suas meditações religiosas.
- Em uma delas, no topo de uma montanha santa de Meca, teria recebido a mensagem do Anjo Gabriel que o apontava como único profeta para o Deus supremo, este sendo Alá.
- Começa assim a pregar e é logo perseguido pelos coraixitas, que se recusaram a implantar uma religião diferente daquela que trazia enormes lucros à Meca.
- Maomé e seus discipulos então mudam-se para Yatreb, que logo passa a chamar-se Medina (cidade do profeta) e se torna o marco oficial do calendário muçulmano, sendo conhecido como Hégira (partida).
- Ganhando cada vez mais força e adeptos, o grupo toma Meca, destruindo o Santuário de Caaba, tirando os coraixitas do poder comercial e implantando a sua religião. É implatado também o Estado Teocrático que tinha Maomé como líder.
- Nasce assim o Islã, que tem Alá como seu Deus e Maomé como seu único intermediário.
** O Alcorão e os