historia islamismo(maomé)
2-À medida que o comércio cresceu,os mercadores do sudoeste da península passaram a organizar caravanas em direção à Palestina e à Síria,mais ao norte,onde vendiam mercadorias do Oriente que chegavam pelo oceano Índico.Era uma viagem difícil,pois só havia água nos poucos oásis existentes no caminho.Os locais que eram de comércio e venda se tornavam cidades-estado,ou seja independentes no governo e nas leis.
3-O anjo Gabriel visitou Maomé e lhe guiou a pregar a existência de um Deus único:Alá,em árabe,entre 610 e 632 fornecendo-o instruções divinas que seriam reunidas no Alcorão,livro sagrado do islamismo,contendo 114 capítulos,nomeados suras e 6.326 versículos com elementos do judaísmo e do cristianismo além de ser um livro base para os muçulmanos em relação a economia e politica.
Características:
Aceitar que há um só Deus e que seu profeta é Maomé,rezar cinco vezes por dia voltado para Meca,ajudar os pobres,jejuar no mês sagrado do Ramadã e peregrinar ao menos uma vez a Meca.
4-Devido ao seu monoteísmo Maomé representava um perigo,pois poderia afastar os peregrinos e dessa maneira afetar o comercio.
Maomé proibiu cultos politeístas que não aderiam ao islamismo e organizou ataques às tribos vizinhas e às caravanas que cruzavam o deserto,invadiu a cidade de Meca e mandou destruir todos os ídolos existentes na Caaba.Depois declarou o santuário lugar sagrado para os muçulmanos e entro de suas peregrinações.Unificou as tribos da península Arábica com esses fundamentos religiosos e criou um sentimentos de identidade entres os árabes surgindo então um Estado árabe-muçulmano.
5-Jihad-esforço em favor de Deus.A valorização da morte por meio da Jihad provocou um aumento no número de pessoas dispostas a combater em nome de Alá.Os líderes tribais perceberam a força militar conquistada por Maomé,uniram-se a