Maoe
2) Um corpo de massa 5,0 kg é puxado verticalmente para cima por uma força F , adquirindo uma aceleração constante de intensidade igual a 2,0 m/s2, dirigida para cima. Adotando g = 10 m/s2 e desprezando o efeito do ar, determine a intensidade de F.
3) Na Terra, um fio de cobre é capaz de suportar, em uma de suas extremidades, massas suspensas de até 60 kg sem se romper. Considere a aceleração da gravidade, na Terra, igual a 10 m/s2 e, na Lua, igual a 1,5 m/s2. a) Qual a intensidade da força máxima que o fio poderia suportar na Lua? b) Qual a maior massa de um corpo suspenso por esse fio, na Lua, sem que ele se rompa?
4) Os dois blocos indicados na figura encontram-se em contato, apoiados em um plano horizontal sem atrito. Com os blocos em repouso, aplica-se em A uma força constante, paralela ao plano de apoio e de intensidade F. Sabe-se que as massas de A e B valem, respectivamente, 2M e M. Não considerando a influência do ar, determine: a) o módulo da aceleração adquirida pelo sistema; b) a intensidade da força de contato trocada pelos blocos.
5) Na figura abaixo, os blocos A e B têm massas mA = 6,0 kg e mB = 2,0 kg e, estando apenas encostados entre si, repousam sobre um plano horizontal perfeitamente liso. A partir de um dado instante, exerce-se em A uma força horizontal F, de intensidade igual a 16 N. Desprezando a influência do ar, calcule: a) o módulo da aceleração do conjunto;
b) a intensidade das forças que A e B trocam entre si na região de contato.
6) No arranjo experimental esquematizado a seguir,