Arte romanica
É a arte influenciada pela cultura do Império Romano que, depois da invasão dos povos bárbaros, deu início ao período histórico conhecido por Idade Média. Na Idade Média a arte tem suas raízes na época conhecida como Paleocristã, trazendo modificações no comportamento humano, com o Cristianismo a arte se voltou pra a valorização do espírito. Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval e a Igreja, como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados.
Naquela época poucas pessoas sabiam ler, por isso a Igreja recorria à pintura e à escultura para narrar histórias bíblicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis. A pintura românica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decorações murais, através da técnica do afresco. Os motivos usados pelos pintores eram de natureza religiosa. As características essenciais da pintura românica foram: a deformação (a figura de Cristo, é sempre maior do que as outras que o cercam) e o colorismo (emprego de cores chapadas, sem preocupação com meios tons ou jogos de luz e sombra).
Também o desenvolvimento da ourivesaria foi importante nesse período. Essa arte teve um caráter religioso, tendo por isso se voltado para a fabricação de objetos com relicários, cruzes, estatuetas, Bíblias e para a decoração de altares.
As Características mais significativas da arquiteturaromânica são a utilização da abóbada, dos pilares maciçosque a sustentam e das paredesespessas com aberturas estreitas usadas como janelas.Dessas características, resultaum conjunto que chama aatenção do observador: asigrejas românicas são grandese sólidas. Daí serem chamadas"fortalezas de Deus"
A abóbada de berço consistia num semicírculo - o arco pleno - ampliado lateralmente pelasparedes. Apresentava, entretanto, duas desvantagens: o excesso de peso da pedra, que podia provocar sérios desabamentos, e a pouca luminosidade no interior das construções emvirtude das janelas estreitas. A abertura de