Manutenção
José Antonio Baptista, CMRP
RESUMO: A Análise de Causa Raiz é uma metodologia que demonstra ser imprescindível para qualquer organização, especialmente para a manutenção industrial que necessita eliminar a reincidência de falhas para sair do modo reativo. Ao mesmo tempo que a afirmação anterior parece ser consenso entre as empresas, ainda ocorrem tentativas frustradas de implantação da metodologia nos mais diversos tipos de empresa, em vários lugares do planeta. Neste trabalho procura-se apresentar a Análise de Causa Raiz, passo a passo e, ao mesmo tempo, apontar alguns dos principais fatores que podem causar o fracasso da implantação da mesma, com base na experiência do autor.
A Análise de Causa Raiz ou RCA (Root Cause Analysis), acrônimo do termo em inglês bastante utilizado, é uma metodologia imprescindível para que a manutenção industrial consiga sair do danoso modo reativo. Para entender melhor o que é modo reativo; pense na situação, onde a equipe de manutenção se ocupa em tempo integral de reparar os equipamentos que quebram aleatóriamente. Neste modo, a equipe de manutenção está sempre sobrecarregada, trabalhando sob a constante pressão de ter que reparar equipamentos para recolocar a fábrica em operação, outro termo comumente utilizado para descrever esta situação é “trabalhar apenas para apagar incêndios”. Neste modo, as despesas de manutenção são, além de elevadas, praticamente imprevisiveis. Existe constante tensão entre manutenção e operação pois a manutenção é sempre vista como a grande vilã que impede a operação de cumprir seu programa de produção e, além disto, responde por uma considerável parcela dos custos de operação.
José A. Baptista: Engenheiro Eletricista; Cerificado profissional de manutenção e confiabilidade pela Society for Maintenance & Reliability Professionals (SMRP) - EUA; atualmente exerce o cargo de Global