Manutenção
A operação do sensor ultrasônico é baseada na emissão e recepção de ondas acústicas ultrasônicas entre um objeto e um receptor. Normalmente o meio de propagação é o ar. O tempo decorrido entre a emissão e a recepção da onda refletida é medida e processada.
[pic]
Diagrama de blocos do sensor de proximidade ultrasônico.
O sensor de proximidade pode ser representado por três módulos principais, o transdutor ultrasônico, a unidade de processamento e o estágio de saída. O transmissor ultrasônico é acionado por um curto intervalo de tempo, produzindo ondas ultrasônicas. Este módulo é composto geralmente por um cristal piezoelétrico. O transmissor ultrasônico produz ondas ultrasônicas na faixa entre 30 – 300 kHz, portanto inaudíveis para o ser humano. Na maioria dos sensores o transmissor alterna a função de transmissor e receptor isto é como receptor ele operará como um sensível microfone. Filtros internos verificam se o sinal captado é proveniente de um eco do transmissor. [pic] Pulsos sendo emitidos e reflexões captadas pelo sensor ultrasônico.
A repetição dos pulsos ultrasônicos depende do projeto do sensor e ficam compreendidas na faixa entre 1Hz e 100Hz. A grande vantagem do sensor ultrasônico é a variedade de materiais que ele é capaz de detectar. A detecção independe da forma e da cor e ainda pode detectar tanto sólidos como líquidos ou pós. Atmosferas poluídas por fumaça, poeira ou umidade não impedem a detecção. Podem-se encontrar sensores ultrasônicos onde o emissor e o receptor fazem parte do mesmo conjunto, entretanto também existem as barreiras ultrasônicas onde emissor e receptor estão separados.
Posição do Objeto Semelhantemente aos sensores fotoelétricos que operam com a reflexão da luz, a onda ultrasônica deve refletir-se no objeto. O ângulo de reflexão passa a ser limitado a uma variação de poucos graus (±3° –