Manutenção
Faculdade de Engenharia Mecânica
MANUTENÇÃO
FUNÇÃO ESTRATÉGICA
Professor José Adalardo Beluco
Revisão 2011
Manutenção Função Estratégica
2
Manutenção
Introdução
Conhecer a essência das atividades é uma condição fundamental para um bom desempenho profissional. A manutenção industrial no Brasil está sendo praticada há décadas, mas nos últimos anos, devido a grande competitividade no mercado mundial, ela tem passado por mudanças significativas, trazendo como conseqüências novos conceitos, obrigando nossos manutentores a tomarem atitudes reativas a estas mudanças. A manutenção deixou de ser, nas últimas décadas, uma simples atividade de reparo para se tornar um meio essencial ao alcance dos objetivos e metas da organização. Coloca-se estrategicamente como parte fundamental do processo produtivo em um ambiente onde, cada vez mais, se utilizam equipamentos de última geração, com os mais modernos sistemas mecânicos e eletroeletrônicos, de maior grau de complexidade, alto custo e exigências elevadas quanto ao nível da manutenção.
A evolução mundial necessita cada dia mais de projetos mais complexos, novas técnicas de manutenção, novas organizações e responsabilidades. O fator humano não pode ser omisso pois é o principal responsável pela perfeita aplicação dos métodos de manutenção.
A maior complexidade dos equipamentos e diversidade dos ativos físicos fizeram da manutenção uma função igualmente complexa, levando ao desenvolvimento de novas técnicas, modernas ferramentas de gestão e abordagens inovadoras quanto à organização e estratégia de manutenção.
Gerenciar corretamente esses modernos meios de produção exige conhecimentos de métodos e sistemas de planejamento e execução que sejam ao mesmo tempo eficientes e economicamente viáveis.Equipamentos parados em momentos inoportunos comprometem a produção e podem significar perdas irrecuperáveis num ambiente altamente competitivo.
Além do caráter tecnológico envolvido neste processo, a mudança