Manutenção
“O gerenciamento da atividade de manutenção industrial foi até considerado uma “arte negra”, segundo Tunner(1988). Com efeito, a atividade, embora seja uma área de ganho enorme no ramo industrial, era relegada a um plano inferior, do ponto de vista de gerenciamento. Somente a partir da década de 80, tendo a sociedade se movimentado de uma era industrial simples para uma era caracterizada pela alta tecnologia e complexidade, é que a manutenção está sendo obrigada a absorver tecnologias cada vez mais sofisticadas, inclusive o gerenciamento no seu mais amplo sentido, envolvendo aspectos comportamentais, terceirização, controle de custos, ferramentas da qualidade, procedimentos, indicadores, controles estatísticos, manutenção preditiva, relações com fornecedores e clientes. (Verri, Luiz Alberto, 2007; p. 01).
A eliminação total de falhas nos equipamentos produtivos, é um sonho hoje alcançado por muitas empresas que souberam implementar com sucesso, um sistema de gestão voltado a Manutenção Industrial, onde os planos preventivos acabam eliminando os riscos de falhas nos equipamentos industriais.
“Algumas fábricas, notadamente as japonesas, perceberam logo a grande importância da manutenção. Nessas empresas, o processo inteiro de qualidade, principalmente no que tange ao processo produtivo, recebe o nome de Manutenção Produtiva Total – TPM – Sigla em Inglês.” (Verri, Luiz Alberto, 2007; página 02) .
O objetivo principal do setor de Manutenção Industrial é manter a máxima continuidade operacional da planta ao menor custo possível, com segurança e sem agredir o meio ambiente, porem a realidade nas empresas, não demonstram esta
Um outro aspectode extrema