Manutenção
“Quando tudo vai bem, Ninguém lembra que existe; Quando algo vai mal. Dizem que não existe!... Quando é para gastar, Acha-se que não é preciso que exista. Porém, quando realmente não existe, TODOS CONCORDAM QUE DEVERIA EXISTIR ““.
1 - Conceitos e Objetivos Aplicados em Manutenção.
Manutenção é o conjunto de técnicas e de organização capazes de conservar tão bem quanto novas, máquinas, instalações e edificações, durante o maior tempo possível, com máxima eficiência (limites a serem conquistados), tendo em vista diminuir desperdícios, satisfazer e motivar tanto os que recebem como os que fazem manutenção.
Não importa o que venha a ser feito para se conduzir tarefas de manutenção ou para organizá-la e administrá-la, em cima de objetivos definidos, visando uma boa performance global, faça-o de forma simples. Não sofistique o que por natureza é simples. Tenha a consciência de que não são grandes os organogramas e sistemas de controle complicados, que tornarão ágil, eficiente e de boa qualidade as atividades de manutenção.
A base indiscutível das melhorias operacionais, qualidade e rapidez dos serviços de manutenção, por qualquer ângulo que se analise, está diretamente ligada a qualidade dos seus homens. Portanto todo tipo de preparação e treinamento deverá ser considerado como fator número hum no contexto organizacional e administrativo.
Enquanto o pessoal envolvido em uma área de manutenção não conhecer bem e profundamente aquilo pelo qual é responsável, não se pode esperar bons resultados e credibilidade de quem quer que seja.
Assim temos que admitir que o tripé da sustentação da manutenção é: preparo (técnica e conhecimento), experiência e responsabilidade.
O preparo é geralmente relegado a um plano inferior, pois, assume-se erroneamente que, pessoas por alguma razão envolvidas em manutenção, conheçam tecnicamente em nível de detalhes, tudo aquilo pelo que se responsabilizam e por suas