Manutenção
MATERIA: GESTÃO DA MANUTENÇÃO
PROFESSOR: MARCIO ZAPPE
ALUNOS: OSMAR SERGIO
Para se tornem mais competitivas, as empresas necessitam que os diversos departamentos de sua estrutura apresentem resultados excelentes. A Manutenção, como função estratégica das organizações e responsável direta pela disponibilidade dos ativos, tem uma grande importância nos resultados da empresa. Esses resultados serão tanto melhores quanto mais eficaz for a Gestão da Manutenção. No entanto, ao lado de empresas nas quais a manutenção é modelo, existe um número significativo de outras empresas que, cometem diversos erros, no modo de gerenciar, não conseguem apresentar os resultados desejados e desse modo acabam não ajudando a empresa.
Os principais tipos de manutenção são:
Corretiva Não Planejada
Corretiva Planejada
Preventiva
Preditiva
Detectiva
Em qualquer planta vamos conviver com todos os tipos de manutenção. A importância ou do equipamento / sistema somada à possibilidade de aplicação irá determinar a utilização deste ou daquele tipo de manutenção. Entretanto, como o foco da Manutenção é a garantia da disponibilidade dos ativos associada a custos adequados, deve ser levado em consideração que:
A aplicação da Manutenção Preventiva implica na parada do equipamento tornando-o indisponível enquanto dura a manutenção. Apesar dessas constatações não serem novas, verifica-se que em diversas empresas, a manutenção não tem, ainda, essa política definida. É muito comum a adoção de manutenção preventiva de forma exagerada em detrimento da adoção de técnicas preditivas que atualmente estão disponíveis a custos relativamente baixos. Outra constatação que se faz é a prática de não levar em conta a indisponibilidade dos ativos pela adoção de manutenção preventiva alocando esses tempos em Manutenção planejada ou programada, isto é, “desde que combinado com a produção a parada não é computada ou considerada”. Em empresas