manutenção industrial
adriano fernandes de carvalho- 242712012
portfólio 1
Manutenção Industrial
Guarulhos
2014
adriano fernandes de carvalho
portfólio 1
Manutenção Industrial
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina de Manutenção Industrial.
Prof.Claudemir Claudino Alves
Guarulhos
2014
Falhas
Falha é quando um equipamento deixa de exercer funções que foram desenvolvidas na sua fabricação, são três os tipos mais freqüentes: Falha de desempenho, quando o equipamento apresenta desgastes em seus sistemas. Falhas catastróficas , quando alguma peça quebra e impossibilita o sistema de funcionar, Imposição do Operador.
III.01 Falhas de Componentes e de Sistemas
A importância de uma investigação em relação a sua falha em qualquer tipo de componente de um dispositivo dependera de qual equipam neto apresentou o problema, quanto maior importância e risco o dispositivo tiver maior analise terá que ser feita, Collacott indica utilizar uma planilha de planejamento de Manutenção para casos como: um avião, uma usina nuclear, empresas petroquímicas, helicópteros, etc. Essa planilha também pode ser usada para casos genéricos.
III.02 Classificação das Falhas
Dependendo do tipo de falha do equipamento ela pode comprometer a segurança, a qualidade, a produção, a fadiga do operador, etc. São divididas em duas classes as falhas, segundo o ponto de vista da Engenharia: Falhas Permanentes é quando algum componente apresenta problema, sendo necessário a troca para o funcionamento da maquina. Falhas Intermitentes são aquelas que aparecem e somem em um determinado espaço de tempo, dificultando sua detecção. Esses dois tipos de falhas apresentadas acima, ainda pode ser divididas em mais partes que podem indicar a evolução da falha e se esta ligada a mais componentes do sistema.