Nascimento dos restaurantes
Acredita-se que o primeiro restaurante moderno foi aberto por um parisiense conhecido como Boulanger, em 1765. Ele teria sido o primeiro a servir alimentos em uma mesa individual, a qualquer hora do dia. A iniciativa foi uma novidade, pois os albergues e as tabernas, locais para se comer fora de casa, serviam comida em uma mesa comunitária e em horários predeterminados.
Com a Revolução Francesa, muitos cozinheiros da nobreza ficaram desempregados, partiram para as cidades e começaram a trabalhar como chefs. O surgimento de vários restaurantes possibilitou aos chefes enriquecer e manter a pratica de criar pratos e prepará-los com requinte.
Em Paris, a partir de 1789, foram abertas dezenas de restaurantes, a maior parte ao redor do Palácio Real e freqüentada pela alta sociedade. Trinta anos depois, o número já era de 3 mil.
Atividades
1- Responda as questões sobre O nascimento dos restaurantes.
a) Como eram as mesas?
Eram mesas comunitárias ou seja, várias pessoas se sentavam ao mesmo tempo para fazer suas refeições.
b) De que maneira era servida a comida?
Com horários específicos, em albergues ou tabernas e não existiam muitas opções de pratos.
c) Qual dos dois estabelecimentos induzia as pessoas ao isolamento?
Os restaurantes ao serem criados passaram a induzir as pessoas ao isolamento e individualismo.
d) Em outubro de 2013, foi lançado no Brasil um documentário chamado: Porque você partiu? Que narra a historia de seis famosos chefs de cozinha que deixaram a França e hoje se estabelecem no Brasil e os seus trabalhos são conhecidos pelo mundo. Os chefes são: Erick Jacquin, Emanuel Bassoleil, Alain Uzan, Frederic Monnier, Laurent Suadeau e Roland Villard.
Você vai escolher um desses chefs e depois pesquisar sobre a sua biografia. Nela deverá conter sobre: infância, como foi a escolha de sua profissão, porque o Brasil, como está a sua vida hoje.
Emmanuel Bassoleil
Nascido em Dijon, na Bourgogne no ano de 1961,