Manutenção industrial
Concepção de rotinas de manutenção industrial exige atenção a peculiaridades da planta, além de conhecimento da atividade produtiva para definição de prioridades
Por Bruno Loturco
Para ele, além de peças de reposição, o plano de trabalho também deve contemplar as atividades de manutenção civil sobre os bens imóveis existentes na planta, bom como rotinas de inspeções periódicas sobre telhados, alvenarias e estruturas, por exemplo. Lara alerta, ainda, para o que chama de fator tempo ou prazo da construção. Ele refere-se à falta de tempo para colocar em prática cuidados vitais com o recebimento e comissionamento dessas obras.
"Na infraestrutura industrial, nos deparamos com falhas de montagem, faltas ou falhas em ajustes e a consequente perda de desempenho", afirma. "Quando nos referimos a equipamentos da linha produtiva, encontramos falhas em projetos de infraestrutura e problemas de mão-de-obra durante a implantação e start-up", complementa.
Ao seguir um plano de manutenção já consolidado, os problemas são outros. Dentre as principais dificuldades para dar andamento às rotinas estabelecidas estão, segundo pontua Claudinei Silva, da Manserv, a liberação do equipamento para manutenção, a conciliação de datas programadas à disponibilização do equipamento, o cronograma de liberação de materiais e a utilização dos recursos humanos em outras atividades.
Plano de manutenção - itens e serviços
Embora cada planta industrial tenha características inerentes à sua atividade e ao processo produtivo - o que leva a uma quantidade maior ou menor de itens a considerar no plano de manutenção -, alguns pontos podem ser considerados comuns a qualquer instalação industrial. Confira:
Itens
Levantamento de todo o parque instalado e de seus dados, como tipo de equipamento, fabricante, modelo, número de série, capacidade, principais componentes, horas de trabalho, dentre outros
Atribuição de tags inteligentes a todo o sistema que será objeto de