MANUTENÇÃO GHR
Estabelecer o tratamento de manutenção a ser aplicado ao GHR
2. PLANOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Baseia-se na vida útil dos elementos constituintes da máquina.
A manutenção tem data pré-determinada. Essas paradas programadas permitem um controle eficiente em cada máquina, evitando quebras inesperadas. Contudo, durante a intervenção é comum substituir peças que ainda não esgotaram sua vida útil. Mesmo assim a substituição deve ser feita, pois as peças não resistiram até a próxima intervenção.
O Programa de Manutenção Preventiva prevê a aplicação dos seguintes planos:
A - Plano de inspeção de equipamentos
B - Plano de lubrificação
A- Plano de Inspeção de Equipamentos:
Refere-se às atividades de inspeção e análise da integridade dos equipamentos estáticos em períodos determinados.
O plano consiste no estabelecimento de uma sistemática de inspeção periódica dos equipamentos estático. Esta inspeção é realizada por Técnicos de Inspeção de Equipamentos e aborda atividades que permitam avaliar a integridade do equipamento e projetar sua vida remanescente.
Fatores de análise:
• Tipo de produto com que o equipamento trabalha.
• Estado de conservação atual do equipamento.
Plano descrito utilizando a ferramenta 5W1H:
O que? Porque? Quem? Quando? Onde? Como?
Inspecionar estrutura (braços e base) Por motivo de segurança e qualidade na operação do GHR Inspetor/Operador Mensalmente / Diariamente Local de instalação do equipamento Realizar inspeção visual diária / Utilização de líquido penetrante.
Verificar e reapertar parafusos da máquina Por motivo de segurança e qualidade na operação do GHR Inspetor/Operador Mensalmente / Diariamente Local de instalação do equipamento Apertar parafusos (todos)
Inspecionar cabos de aço Motivo de segurança e qualidade na operação do GHR Inspetor/Operador Mensalmente / Diariamente Local de instalação do equipamento Realizar inspeção visual diária, estado do cabo e clipes