Manual Incontrol
cases
incontrol
Nº 03
Calha Parshall: normas e regras para instalação
A
calha Parshall é a melhor opção para medição da vazão de líquidos em escoamento por gravidade, porém a falta de orientação sobre como e onde se deve optar por este tipo de medição - além do desconhecimento quanto às normas de dimensionamento e instalação - faz com que esse tipo de medição não tenha a credibilidade que merece. Com o intuito de mostrar as qualidades e a confiabilidade na medição de vazão com calha Parshall, vamos abordar neste Incontrol Cases nº 3 um pouco de nossa experiência sobre o tema.
Falar de Ralph Leroy Parshall e como ele aplicou seus conhecimentos de hidráulica para estreitar as laterais de um canal e dimensionar uma rampa com medidas padronizadas, chegando a uma fórmula própria para ser aplicada à medição de vazão não é nosso objetivo neste trabalho.
Para isso, sugerimos a leitura do artigo técnico publicado originalmente na revista Mecatrônica Atual, Ano 3, nº 19
(Nov/Dez – 2004) de autoria do engenheiro Willian Abe, diretor técnico da Incontrol e especialista em medição de vazão. Nosso objetivo neste Incontrol Cases é falar sobre alguns detalhes de instalação de calhas Parshall dos tamanhos mais utilizados.
Nos últimos 25 anos a Incontrol vem solucionando inúmeras situações de medição de vazão em condições de escoamento por gravidade, especialmente em outorgas para o setor privado, indústrias e na irrigação, além de aplicações no setor público, como em companhias de saneamento. Esta experiência nos dá a segurança de afirmar que mais de 90% das calhas Parshall visitadas em todo o
Brasil estão instaladas de forma irregular. Encontramos calhas projetadas e construídas há 20, 30 e até 40 anos, algumas em estado de total abandono e desgastadas pela abrasão, não servindo nem mesmo como misturador, pois sua rampa hidráulica não existe mais.