hidrelétricas
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Pitágoras de Ipatinga (MG) na disciplina de INSTRUMENTAÇÃO.
Turma: 03EGE08N1
Professor: Nely Lucio
FACULDADE PITÁGORAS
IPATINGA
2013
RESUMO
Este trabalho apresenta aspectos técnicos dos medidores de vazão de área variável e medidores do tipo turbina, indicando qual o melhor modelo a ser utilizado em diferentes situações abordando vantagens e desvantagens de suas utilizações, tendo como objetivos explorar o uso das mesmas e elevar o conhecimento sobre o funcionamento destes medidores.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................... 4
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................... 5
3 CONCLUSÃO...................................................................................... 11
4 REREFENCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................12
1 - INTRODUÇÃO
A medição de vazão está muito presente na atualidade, como por exemplo, o hidrômetro de uma residência, o marcador da bomba do posto de combustível, e outros. Nas indústrias, há processos que dificilmente poderiam ser controlados ou operados de forma segura e eficiente sem medida de vazão.
Uma das primeiras contribuições para medida de vazão que se tem referência foi dada pelo Italiano Leonardo nascido na cidade de Vinci, próxima a Florença, em 15 de abril de 1452. Leonardo da Vinci, como ficou mais conhecido, observou que uma quantidade de água que escoava em um rio por unidade de tempo era a mesma independente da largura, profundidade e inclinação do rio.
Entretanto o desenvolvimento de instrumentos de medida de vazão se fez necessário e pode-se até dizer possível, com o surgimento da era industrial e a contribuição de pesquisadores como o matemático Daniel Bernoulli 1738(1700 a