Tcc Original
ADERLAN DA SILVA
AUTOMAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE MASSA DE QUEIJO
Francisco Beltrão, PR.
2014
ADERLAN DA SILVA
AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE MASSA DE QUEIJO
Trabalho de conclusão apresentado à Coordenação de Automação Industrial como requisito parcial para obtenção da conclusão do Curso Técnico em Automação Industrial no SENAI unidade Francisco Beltrão PR.
Orientador: Prof. Ivanio Marcos Paloschi.
Francisco Beltrão, PR
2014
ADERLAN DA SILVA
AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE MASSA DE QUEIJO
Esta monografia do Trabalho de Diplomação do Curso foi julgada e aprovada pela Coordenação de Automação Industrial do SENAI PR como cumprimento às exigências legais do currículo do Curso Técnico em Automação Industrial.
Francisco Beltrão, 23 de novembro de 2014.
_____________________________________
Prof. Marcelo Adriano Enderle
Coordenador do Curso
RESUMO
Este projeto foi elaborado com intuito de que o equipamento decorra sua função no processo de fabricação do queijo de forma automática, a implementação de uma série de instrumentos dispensará a interferência de um operador no processo desde o abastecimento do equipamento com o leite até a liberação da massa do queijo já formada. As variáveis que antes eram analisadas por uma pessoa passaram a ser lidas por sensores de processo, onde a temperatura será identificada por um sensor de temperatura tipo PT100, o PH terá um PHmetro como responsável por sua leitura e a variação do nível será percebida por um sensor capacitivo. Todas as informações lidas pelos sensores serão enviadas a um CLP que terá esses dados como referência, e, em função de uma programação elaborada em linguagem ladder, fará o controle do processo enviando sinais aos atuadores .Os atuadores são os elementos responsáveis pelas