manual exegese
Guia para elaboração e apresentação de monografias exegéticas dos Antigo e Novo Testamentos
Departamento exegético do Seminário Presbiteriano Brasil Central
Profº. Rev. Jocíder Corrêa Batista
Profº. Ms. Rev. Jôer Corrêa Batista
Profª. Ms. Lázara Divina Coêlho
Seminário Presbiteriano Brasil Central
Goiânia, 2008
2
Seminário Presbiteriano Brasil Central
Departamento de Teologia Exegética
Manual de Exegese Bíblica
I.
INTRODUÇÃO
a. Este Manual considera que uma das principais tarefas do teólogo é a interpretação das Escrituras Sagradas com vistas à produção teológica e ao ofício didático e pastoral. Isso torna a exegese da Bíblia um empreendimento teológico. b. Exegese da Bíblia “é um estudo analítico completo de uma passagem bíblica, feito de tal forma que se chega à sua interpretação útil” (STUART, 2008, p.
23); é uma investigação do significado da passagem através da “súplica pela ação iluminadora do Espírito Santo e do estudo diligente do texto e do contexto histórico, como requisitos indispensáveis à interpretação das Escrituras.”
(ANGLADA, 1997, p. 103). Fee confirma:
Refere-se [...] tanto ao que [o autor do texto] disse (o contexto propriamente dito) quanto a por que ele o disse num determinado lugar (o contexto literário) – na medida em que isso pode ser descoberto, dada nossa distância em tempo, linguagem e cultura. Além disso, a exegese ocupa-se, fundamentalmente, com a intencionalidade: o que o autor bíblico tencionava que seus leitores originais compreendessem? (2008, p. 25).
c. Esta tarefa é um dos sérios requisitos impostos pela Constituição da Igreja
Presbiteriana do Brasil para a licenciatura do candidato ao sagrado ministério, a qual deve ser cumprida num claro indicativo de sua indispensabilidade ao ofício teológico-pastoral (Art. 120 a, b, c; cf. Art. 2 e CFW, I, ix-x).
d. De fato, não há absolutamente nada que substitua a exegese bíblica no exercício da busca do