exegese
A exegese é o aprofundado estudo de maneira analítica de um texto bíblico, esta é uma tarefa de cunho teológico, por isso respeita regras pré definidas, não é possível fazer uma exegese sem fazer uma analise linguística, neste trabalho também é necessário uma critica textual bastante apurada. O exegeta não pode desanimar, pois o trabalho geralmente é árduo e monótono, mas o resultado final é incrível, por isso todo exegeta não pode ser preguiçoso, pois precisará lançar mão de muitos livros, excelentes dicionários, muitas bíblias com explicações, e textos originais, portanto neste trabalho iremos mostrar quão importante pode ser o estudo das escrituras a partir das escrituras originais. Na verdade a exegese é uma investigação minuciosa e criteriosa de um texto teológico, a exegese é o mergulho do estudo ao conhecimento.
Podemos listar ao menos três boas razoes que o estudante de teologia pode ter ao fazer uma exegese, eis aqui elas:
A exegese de um livro inteiro;
Tentar resolver enigmas fáceis ou difíceis para resolver problemas interpretativos;
Uso dela numa pregação.
Para finalizar a introdução quero neste trabalho ressaltar que não conhecer grego ou hebraico não é fator decisivo, quem quiser fazer uma boa exegese deve fazer trabalho extra para aprofundar ainda mais o conhecimento bíblico.
2. EXEGESE
A exegese é de maneira popular o estudo aprofundado de um tema, ou texto, não podemos excluir numa exegese todo tipo de ajuda externa, seja ela livros, varias traduções de bíblias, bons dicionários e ao menos embora não seja decisivo algum conhecimento de línguas originais.
2.1 Definição
O Professor Lazarinni define exegese como buscar a essência de um ou mais textos, buscando a interpretação mais próxima possível da exatidão, levando em consideração aspectos sociais, sócio-economico, culturais, morais, filosóficos entre muitos outros. A exegese é a junção de duas palavras hebraicas: Ex: que significa fora;
Agein: