manual do pedestre
Engenharia Civil – FÍSICA II
PLASMA O 4º ESTADO DA MATÉRIA
Alessandro Otávio Marques Matrícula: 200502168733
Marisa Beatriz da Silva Rocha Matrícula: 201102296627
Rio de Janeiro
2013
INTRODUÇÃO
Diferentemente dos demais estados da matéria, sólido, líquido e gasoso, a matéria no estado de plasma, nada mais é que um gás ionizado constituído de elétrons livres, íons e átomos neutros, em proporções variadas e que apresenta um comportamento coletivo (ver figura 1).
Matéria no estado gasoso e no estado de plasma.
Note que antes havia uma gás de átomos neutros e em seguida um gás de íons e elétrons livres.
Justamente, devido à energia cinética das partículas que constituem o plasma, este é hoje identificável como sendo o 4o estado da matéria, representando 99,99% da matéria visível do Universo. Três principais fenômenos caracterizam a matéria no estado de plasma (ver figura 2): emissão de radiação eletromagnética, blindagem do campo elétrico das cargas e oscilações coletivas devido as forças colombianas.
A esquerda, nosso sol emitindo radiação eletromagnética na faixa do ultravioleta distante-, no meio o efeito de blindagem de potenciais elétricos em plasmas (ver em Introduction to Plasma Physics and Controlled Fusion by Francis F. Chen) e a direita, a resultante da força elétrica devido às várias n partículas carregadas numa dada carga A.
Fonte: www.fis.unb.br
PLASMA: O 4º ESTADO DA MATÉRIA
Podemos dizer que o estado físico da matéria está diretamente relacionado à temperatura e à pressão em que está submentido. O que ocorre com um material que já está no estado gasoso aprisionado em um recipiente e continuar a receber energia? - Sua temperatura aumentará cada vez mais, até o ponto onde mudará novamente de estado físico, assumindo assim a forma de PLASMA - o 4º estado da matéria.
Neste estado a temperaturas superiores a temperatura de ebulição, o movimento dos