Manual do Foca Resumo
O livro é uma espécie de guia sistematizado que ensina de modo simples as ferramentas básicas do jornalismo. Estabelece uma compreensão gradual do que é notícia e de como ela é processada nos meios de comunicação.
Resumo do livro
Jornalismo é uma profissão dinâmica. É unânime a opinião de jornalistas em dizer que não há um roteiro padrão a ser seguido na construção de textos. Porém, para os inciantes na rotina de elaboração de pautas, escrever textos e fazer entrevistas, o livro “Manual do Foca”, de Thaís de Mendonça Jorge, deveria ser leitura obrigatória para qualquer profissional da área. O livro fazendo uma breve cronologia dos primórdios do jornalismo. Séculos depois da invenção Gutemberg, a prensa móvel para impressão, os jornais eram feitos pela burguesia para difundir as ideias inovadoras da época. Com a Revolução Industrial modernizando as máquinas, a tiragem dos jornais se tornava cada vez maior, incentivando assim a alfabetização da população. Já nos Estados Unidos, Benjamin Day criava o formato standart de jornal e apostava em dois fatores no seu trabalho que são fundamentais até hoje: imparcialidade e objetividade.
Indo do teórico ao prático, Thaís consegue brilhantemente descrever aos “focas” como e o que é o verdadeiro texto jornalístico. Além disso, as explicações aprofundadas sobre a apuração de notícias, como ouvir os dois lados da história para o leitor tirar as próprias conclusões, são essenciais. E mais: a autora foi feliz em colocar ao final de cada tópico teórico um texto ou matéria exemplificando o que foi falado com comentários ao lado de cada parágrafo. Um dos pontos mais úteis de todo o livro é a explicação minuciosa sobre as formas de hierarquia ao escrever. Mesmo tendo a pirâmide invertida como a mais segura a ser seguida, deve-se levar em conta de que ainda há a normal e a mista, sendo estas um tanto quanto mais