Manual de Prevenção do uso de drogas
Índice
Nota Introdutória
02
Abordagem conceptual
03
As drogas e os seus efeitos
Sinais de alerta
O papel do mediador na prevenção
10
Mediação vs Prevenção
Escolher o caminho do diálogo
Dinâmicas de grupo – Jogos interactivos Acção-Reflexão
12
Promoção das Relações Interpessoais
Comunicação, Desenvolvimento e Reflexão
Desenvolvimento e Cooperação
Contactos interessantes
22
Bibliografia
23
Ficha Técnica
24
Abordagem Conceptual
Nota
Introdutória
Abordagem
Conceptual
Uma progressiva complexidade social que se abate, multidimensionalmente, sobre as nossas comunidades é, em grande parte, resultado da velocidade a que têm ocorrido as muitas mudanças a que temos assistido.
As dependências são um fenómeno multifactoral e multidimensional, isto é, são vários os factores envolvidos que podem levar ao consumo de substâncias que conduzem à dependência.
São considerados essencialmente 3 grupos de factores que podem conduzir à dependência:
As estruturas comunitárias, criadas para responder às necessidades dos cidadãos, mostram-se demasiado pesadas e estáticas, para coexistirem num tempo de flexibilidade e constante adaptabilidade a novos requisitos.
Requisitos como a turbulência e o excesso de informação – a tecnologia digital criou as novas estradas de comunicação que, por sua vez, nos colocam perante um novo conceito de globalização – e com eles o aumento das incertezas e da insegurança.
Estão a alterar-se os nossos modos de vida e afirma-se um outro paradigma, o da interactividade, que implica a construção de um conceito de cidadania, assente em mais respeito pela individualidade, melhor selectividade pelas escolhas informativas que produzem melhor conhecimento, mais participação e consequente responsabilidade. Ganha, assim, peso justificado o paradigma da interactividade, que implica a construção de um conceito de