Manual de organização
• Define a estrutura organizacional, os limites de hierarquia e a política de diretrizes da instituição. • É a descrição de forma clara e precisa de todos os elementos que envolvem a estrutura, com especificação dos fluxos e dos métodos organizativos da empresa.
1 – Manual de Organização
• Os choques de responsabilidade – principalmente em uma sociedade que a cada dia mais exige a convivência com ideias contrárias -, os conflitos de comunicação e o grau de complexidade administrativa de algumas organizações são alguns dos motivos que levam à estruturação desse manual cujo elemento gráfico é o organograma, o qual deve ser observado de cima para baixo e da esquerda para a direita.
1 – Manual de Organização
Diretoria
Superintendência
Recursos Materiais
Recursos Humanos
Serviço Técnico Fisiorrespiratória
Fisiomotora
Fisioneuropediátrica
1 – Manual de Organização
Pode-se afirmar que toda empresa, independente de seu tamanho, deve ter o manual de organização.
1 – Manual de Organização
Finalidades básicas: a) Explicar os objetivos e as diretrizes básicas da empresa, sua penetração no mercado e na sociedade em geral. b) Relatar, de uma forma reduzida, a história da empresa, desde a sua fundação até a atualidade.
1 – Manual de Organização
Finalidades básicas: c) Demonstrar de forma coordenada e organizada a estrutura organizacional da empresa, necessária para conseguir os objetivos e diretrizes traçados. d) Definir a função, a posição hierárquica, as responsabilidades, as relações e a autoridade dos cargos decorrentes desta estrutura.
1 – Manual de Organização
Conteúdo: 1) Introdução: Mensagem do Presidente da Empresa, ou explicação dos motivos que levaram a Administração à elaboração do Manual.
1 – Manual de Organização
Conteúdo: 2) Objetivos do Manual: Devem ser expostos os objetivos que se pretende alcançar com a divulgação do Manual. Ex: choques de responsabilidades cada vez mais