CONSTRUÇÃO E ANÁLISE ORGANIZACIONAL
ARRANJO FÍSICO (LAYOUT)
CURITIBA
2008
1) LAYOUT
- Refazer o layout proposto anteriormente em sala de aula ressaltando todas as modificações realizadas tendo como base o texto lido (”Espaço aberto = Cooperação?) nos aspectos:
Premissas adotadas (justificativas)
Principais variáveis consideradas
Desenho do novo layout
Etapas sugeridas de implantação
Sugestões para se gerenciar as possíveis resistências às mudanças
2) ELABORAÇÃO E USO DE MANUAIS DA ORGANIZAÇÃO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda a questão da manualização dentro das organizações e apresenta, além de sua conceituação e características, as formas de manuais que podem ser encontrados dentro das empresas.
Basicamente um manual é uma ferramenta que possibilita conferir padronização a procedimentos, nomenclaturas e formas de atuação em uma organização. Também é uma ferramenta importante para que se possam registrar as experiências acumuladas pela organização através dos indivíduos que por ela passaram.
CONCEITUAÇÃO DE MANUAIS
Os manuais são documentos elaborados dentro de uma empresa com a finalidade de uniformizar os procedimentos que devem ser observados nas diversas áreas de atividades, sendo, portanto, um ótimo instrumento de racionalização de métodos de aperfeiçoamento do sistema de comunicações, favorecendo, finalmente, a integração dos diversos subsistemas organizacionais, quando elaborados cuidadosamente com base na realidade da cultura organizacional.
Normalmente, um manual é constituído de diversos tomos, segundo os subsistemas integrantes da empresa. Estes tomos compõem-se de normas, instruções, rotinas e outros instrumentos complementares, como quadros, tabelas, fluxogramas, catálogos, listas etc.
OBJETIVO O objetivo da manualização é permitir que a reunião de informações dispostas de forma sistematizada, criteriosa e segmentada atue como instrumento facilitador do