Manual de organização
Devido a cadeias complexas de relacionamento, a existência de um manual organizacional é de extrema importância. Através dele é possível traçar normas e diretrizes da empresa a fim de manter um bom relacionamento entre os envolvidos evitando atos indisciplinares e constrangedores tanto para empresa quanto para o colaborador.
O grande desafio da empresa é elaborar um manual claro e preciso que possa ser aplicado na prática abrangendo todas as atividades que a empresa executa através de seus colaboradores.
A empresa e seus colaboradores devem ter ciência de suas responsabilidades, obrigações e direitos, bem como as conseqüências de seus atos.
O manual deve ser utilizado como guia para todos os envolvidos e deve ser seguido rigorosamente para que não haja penalidades para qualquer uma das partes. Todos devem ter ciência das normas e estas não devem ser impostas por meio de repressão, mas introduzidas como forma de pensamento a atitude integral de todos a elaboração de um manual é de extrema importância para uma organização que quer alcançar qualidade e reconhecimento. O manual serve como material de apoio em qualquer dúvida que venha a surgir para qualquer funcionário.
Neste rol de políticas, normas e projetos há o esclarecimento de toda estrutura organizacional da empresa e serve como um consultor organizacional.
Empresas organizadas são mais valorizadas e tem melhores oportunidades de negócios. O manual faz parte dessa organização.
Embasamento teórico sobre os problemas da empresa
Na empresa em estudo não há um manual de organização, e com isto foi detectado alguns problemas que terão de ser solucionados para que a empresa comece a dar um resultado maior e que alcance todas as suas metas. Segue alguns dos principais problemas: * As normas organizacionais são fortes e resistentes tendo presença marcante desde a fundação da empresa e continuam sendo bem delimitadas e transmitidas verbalmente. – Implementação de, pelo