Manual de compras
Trabalho apresentado ao curso técnico em informática, da Etec de Itaquera, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza CEETEPS/SP, como pré-requisito para aprovação no componente curricular de Analise de Programação, ministrado pelo professor Adilson
SÃO PAULO
2010
Metodologia de desenvolvimento
Atualmente, muitos projetos de desenvolvimento de software são iniciados e não são terminados, e outros são terminados consumindo prazos e orçamentos bem acima do que foi planejado no início do projeto. Além disso, muitos softwares desenvolvidos possuem um nível muito baixo de qualidade. Por isso, torna-se necessário o uso de uma metodologia de desenvolvimento de software para ajudar a qualificar o produto final neste processo tão difícil.
Existem algumas metodologias, muito eficientes, para auxiliar o processo de desenvolvimento de software:
Modelo Cascata:
Análise de Requisito: O analista de sistema deve entender todo o problema e não fazer nenhum tipo de projeto ou codificação. Nesta fase, deve-se apenas conversar com o cliente, gestor do conhecimento, a fim de realmente entender o que o cliente está necessitando e colocar tudo de forma clara e objetiva no papel. É nesta fase que o analista decide qual linguagem de programação será usada para o desenvolvimento do sistema.
Projeto: Após o analista de sistemas ter entendido todo o problema, é hora de o projetista fazer os diagramas UML, fluxo de informação e desenho entidade relacional do banco de dados, dentre outros atributos do projeto do software.
Implementação: Nesta fase, será feita toda a codificação do sistema. O programador, com base no que o analista de sistema entendeu e validou junto ao cliente, analisando todo o projeto, deve codificar de forma eficiente e eficaz. O programador deve, além de digitar as linhas de código, de acordo com a linguagem de programação definida, deve decidir quais as estruturas de dados serão usadas.
Modelo Incremental: