Manual de brincadeiras
Talissa Souza
JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL
Reinvenção da realidade por meio da fantasia
Jacareí
Faculdade Anhanguera de Jacareí
JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL
Reinvenção da realidade por meio da fantasia
Trabalho realizado, como parte integrante da avaliação na disciplina Projeto Multidisciplinar II, no curso de Pedagogia na Faculdade Anhanguera de Jacareí sob a orientação da Professora/tutora Sandra Ossada.
Jacareí – 18 de novembro – 2011
Aula Tema 7: Atividades práticas – portfólio de jogos e brincadeiras
ATIVIDADE COLABORATIVA - Manual de brincadeiras:
ÍNDICE:
Introdução
1. Atividades que favorecem o aspecto cognitivo 2.1 Jogo da Memória 2.2 Mímica 2.3 Dentro e Fora 2.4 Dominó 2.5 Jogo do Semáforo 2. Atividades que favorecem o aspecto motor 3.6 Amarelinha 3.7 Morto/Vivo 3.8 Estátua 3.9 Pular corda 3.10 Carrinho de Mão 3. Atividades que favorecem o aspecto afetivo 4.11 Cabra cega 4.12 Contação de histórias 4.13 Dinâmica do bambolê 4.14 Cantigas de Roda 4.15 Faz de conta 4. Atividades que favorecem o aspecto social 5.16 Jogo do Gato e Rato 5.17 Telefone sem fio 5.18 Esconde-esconde 5.19 Coelhinho sai da toca 5.20 Jogo do carro
Bibliografia e/ou fontes de Pesquisa
Introdução:
Faz-se necessário o uso de brinquedos, brincadeiras, jogos, etc., são atividades lúdicas, capazes de despertar nas crianças o interesse pela arte de aprender.
Sabe-se que nos dias de hoje está cada vez mais difícil despertar nas crianças, nos jovens, enfim, em todos os seres a paixão pelo que podemos chamar de “educação”.
Acreditamos que um método mais lúdico, interativo, seja capaz de auxiliar em métodos de ensinamentos, não só de crianças, mas de toda a humanidade.
A