Manual Básico de compactação de solos
I - SOLO
Solo é o material formado através de diversas forças da natureza ou depositado pelo homem como aterro. Existem diversos tipos de solo, sendo que para nós, importante são os coesivos e os granulares, pois são os mais utilizados na construção.
II - COMPACTAR
Os solos, naturais ou aterros, sempre contem em sua constituição, partes menos espessas e partes mais espessas, devido a água ou ar que estão entre camadas. Se construirmos sobre este terreno, poderá ocorrer um afundamento, porque este terreno não estava preparado para receber peso sobre esta base.
Para isto necessitamos compactar o solo, para que retiremos estas irregularidades e desta forma o terreno estará preparado para suportar a carga (peso) da edificação.
Temos diversas formas de fazer a compactação:
Estática e Vibratória
1) Estática:
Quando utilizamos uma máquina ou objeto (rolo manual), que somente o seu peso é usado como força de impacto no sentido vertical.
Poderás aumentar ou diminuir a força de compactação somente com o aumento ou diminuição do peso do objeto que está sendo empregado. Este tipo de compactação somente pode ser utilizada nas camadas superficiais, atingindo no máximo uma profundidade de 10 cm. 2) Vibratória
São utilizadas máquinas motorizadas que além de seu peso é adicionado um sistema vibratório. Em placas compactadoras geralmente é um eixo excêntrico e em compactadores de percussão é um sistema combinando pistão com molas. Esta vibração ou impacto, é transmitida ao solo em uma seqüência de vibrações ou golpes por minuto, resultando em um alto grau de interferência nas partículas do solo, agregando-as e solidificando o terreno.
III - TIPOS DE SOLO
Basicamente temos os solos Coesivos e Granulares neste tema de compactação.
1) Coesivos
São formados pelas menores partículas, tais como a argila; areia e o lodo. Normalmente somente se consegue um certo grau de compactação se utilizarmos os compactadores de