Trabalho Tecn Infra Urb Comp
DISCIPLINA: TECNOLOGIA EM INFRAESTRUTURA URBANA
Professora: ALINE LISOT
Acadêmico: RUBENS ALVES DE MELO
TEMA - EQUIPAMENTOS DE COMPACTAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
Solo é o material formado através de diversas forças da natureza ou depositado pelo homem como aterro. Existem vários tipos de solos, sendo que para nós, importante são os COESIVOS e GRANULARES, pois são os que mais nós utilizamos na construção. Os Equipamentos de Compactação tem como função realizar os objetivos que a própria compactação, traz por definição. Os Solos, naturais ou aterros, sempre contem em sua constituição, partes menos espessas e partes mais espessas, devido a água ou ar que estão entre camadas. Se construirmos sobre este terreno sem prepará-lo, poderá ocorrer um afundamento da obra, porque sua base pode não resistir a carga aplicada. Para isto, devemos realizar a compactação do SOLO, para que retiramos estas irregularidades dele e desta forma, estará preparado para suportar as cargas da edificação. Compactar um terreno é o processo de aumentar mecanicamente sua densidade e , assim, aumentando sua resistência, tornando-o mais estável.
2. TIPOS DE ESFORÇOS SOLICITADOS NA COMPACTAÇÃO
Temos 04 tipos de esforços solicitados nos equipamentos de compactação para solos e pavimentação:
a) Pressão
b) Vibratório
c) Impacto
d) Percussão
e) Amassamento
2.1.PRESSÃO
As cargas em unidades de peso aplicadas pelos rolos produzem forças de resistência ao corte por deslizamento, fazendo com que as partículas se cruzem entre si. A compactação acontece quando as forças aplicadas rompem o estado natural de ligação das partículas, que mudam para uma posição mais estável dentro do material.
2.2.VIBRATÓRIO
Utiliza-se máquinas motorizadas que além de seu peso é Ainda adicionado um sistema vibratório que aumenta a sua Frequência