HISTOLOGIA ANIMAL
HISTOLOGIA ANIMAL
Colecione!!
PROF° GILMAR LIMA
TECIDO EPITELIAL
Funções no organismo, como proteção do corpo, absorção de substâncias do meio, secreção de substâncias úteis, etc.
Células justapostas com pouca ou nenhuma substância intercelular. Tem sua origem ecto, endo e mesoderme). Tecido avascularizado(nutrido pela placa basal)
Especializações das Células Epiteliais:
Células de tecido epitelial.
# CLASSIFICAÇÃO
- Tecido Epitelial de Revestimento
CLASSIFICAÇÃO
REVESTIMENTOS
DOS
EPITÉLIOS
DE
Observação:
O tecido epitelial pode se associar ao tecido conjuntivo e formar as membranas de revestimento de cavidades do corpo. Quando revestem cavidades internas fechadas são denominadas serosas como a pleura (pulmões), o pericárdio (coração) e o peritônio (órgãos abdominais), e quando revestem cavidades que se comunicam com o exterior do organismo, são chamadas mucosas (gástrica, bucal, etc.) .
Tecido Epitelial Glandular
Unicelulares (caliciforme) ou pluricelulares (maioria).
Glândulas Exócrinas: As glândulas exócrinas ou de secreção externa possuem um duto através do qual eliminam suas substâncias para fora do corpo ou para o interior de cavidades internas de órgãos.
Exemplos:
Glândulas sebáceas, sudoríparas, lacrimais, salivares, mamárias, etc.
Glândulas Endócrinas: Não possuem dutos, lançando suas secreções diretamente nos vasos sangüíneos por onde são transportados por todo organismo. As secreções das glândulas endócrinas chamam-se hormônios.
Exemplos: Hipófise, tireóide, adrenais, paratireóides, etc. Glândulas Mistas: São também chamadas de anfícrinas e apresentam tanto funções exócrinas quanto endócrinas.
Exemplos: Pâncreas. Tem atividade exócrina quando produz e elimina no interior do intestino o suco pancreático com função digestiva; tem atividade endócrina ao produzir insulina e glucagon, hormônios que atuam no metabolismo da glicose.
Quanto ao modo como eliminam suas secreções, as glândulas podem ainda ser classificadas em :
- Merócrina –