Ensaio De Compacta O
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO
PALMAS – TO
2014
ROBERT RUITER CARVALHO MIRANDA FERREIRA
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO
Relatório entregue à disciplina de Mecânica dos Solos, orientada pela professora Jacqueline Henrique, como requisito para obtenção de nota parcial referente ao grau II.
PALMAS – TO
2014
Sumário
1.0 INTRODUÇÃO 4
2.0 METODOLOGIA 5
3.0 RESULTADO E DISCUSSÃO 6
4.0 CONCLUSÃO 9
5.0 BIBLIOGRAFIA 9
1.0 INTRODUÇÃO
As obras de engenharia são alocadas sobre o estrado do solo, para isso o solo natural onde a obra deverá ser colocada deve possuir resistência suficiente para suportar determinadas cargas que lhes serão exigidas.
Quando o solo natural não apresenta tais resistências algumas medidas são tomadas a mais comum destas é a compactação, que visa diminuir a quantidade de ar em um solo aumentando assim sua densidade e, por conseguinte a sua resistência mecânica. Para Homero Caputo em Mecânica dos Solos e suas aplicações: “Entende-se por compactação de um solo, o processo manual ou mecânico que visa reduzir o volume de seus vazios e, assim, aumentar sua resistência, tornando-o mais estável. Trata-se de uma operação simples e de grande importância pelos seus consideráveis efeitos sobre a estabilização de maciços terrosos, relacionando-se, intimamente, com os problemas de pavimentação e barragens de terra”.
Os processos de compactação são muito importantes já que compactações mal feitas ou não feitas podem gerar grandes problemas a uma edificação como recalque, rachaduras nos pisos (por acomodação posterior do solos em pontos específicos onde a compactação não foi bem feita), quebra de condutos, quebra e vazamentos em embasamentos e piscinas, erosão de fundações e instalações de valas de serviço, este são alguns dos problemas mais comuns advindos de erros de compactação, com isso percebe-se a importância de um procedimento bem executado para toda a vida útil e manutenção da