Manu Chao
Cantor: Manu Chao
Gênero: Musica Latina, Reggae.
Álbum: Clandestino.
Lançado: 30 de Abril de 1998
1º Álbum solo do cantor Francês.
A Edição Francesa da Revista Rolling Stones considerou o 67º maior álbum de Rock Frances
O álbum Clandestino também apareceu no livro “1001 álbuns you must hear before you die”.
O Álbum Clandestino parecia olhar tanto para trás, uma época em que as musicas significavam algo, quando as pessoas pensavam que a musica poderia mudar o mundo. E agora, para frente, para um novo pop globalizado.
Parecia perfeita – uma obra prima radical, do lado dos despossuídos e imigrantes, que, irresistivelmente, uma perspectiva europeia e sul-americana unida.
Antes do sucesso solo de Manu Chao, ele tinha uma banda, a qual se chamava Mano Negra, a banda que entrou para a historia do Rock Gaulês, com legiões de seguidores na Europa e na América do Sul, onde eles tem um status mítico.
Manu era o cantor, compositor e visionário artístico da banda, e por esse acumulo de tensão e pressão preferiu sair da banda e assim seguir carreira solo, e assim acabou a banda. No entanto, os outros membros da banda não deixaram que ele usa-se o nome da banda para continuar sua carreira musical e assim ele acreditou que sua fama havia acabado.
Assim decidiu viajar por toda a América do Sul, África, Oriente , como se fosse um nômade, pois não permanecia em um lugar fixo por mais de três meses. E assim seguiu sua vida durante três anos.
No entanto Manu Chao aproveitou esses anos para também escrever algumas musicas, e assim foi criado “Clandestino”
“Clandestino foi o resultado de que o tempo", disse ele. "Eu não sabia que eu estava fazendo um registro. Foi terapia pura “
Clandestino vendeu mais de 5 milhões de copias.
Uma vez que este triunfo tornou-se mais aparente Manu tocou para uma multidão de mais de 100.000 pessoas na cidade do México.
E assim usou sua fama para promover certas causas “queridas”, tais