Manteiga x margarina
1. Manteiga
Através do desnate do leite de vaca, que pode ser natural ou mecânico, obtêm-se o creme de leite. Após o desnate, o creme é filtrado, lavado, padronizado, desacidificado (se necessário), pasteurizado, resfriado e maturado. Em seguida, o creme passa pelo processo de bateção, no qual os glóbulos de gordura são aglomerados, separando-se da fase aquosa. Logo após, retira-se o leitelho, através da lavagem, e procede-se a malaxagem, que formará o bloco de manteiga.
Após este processo, a manteiga está pronta para ser embalada e comercializada.
2. Margarina
PREPARAÇÃO DA PREPARAÇÃO DA FASE OLEOSA FASE AQUOSA
EMULSIFICAÇÃO
CRISTALIZAÇÃO
ACONDICIONAMENTO
ARMAZENAMENTO
4.2.1. Preparação da fase oleosa
Os óleos líquidos e gorduras vegetais são misturados em quantidades determinadas. Os ingredientes e aditivos lipossolúveis são pesados segundo a formulação, sendo adicionados à fase graxa, seguindo-se de mistura até completa dissolução e homogeneização.
2. Preparação da fase aquosa
O leite ou soro de leite, reidratado e submetido ao processo de pasteurização, sendo a seguir acidulado e acrescido com os aditivos hidrossolúveis.
A salmoura é preparada em concentração calculada em função do teor de sal no produto acabado.
3. Emulsificação
As fases oleosa e aquosa são transferidas automaticamente para um “tanque-balança” e, seqüencialmente, para um tanque de emulsão, onde permanece sob agitação e temperatura controlada por tempo necessário até formação de emulsão estável.
4. Cristalização
A emulsão é transferida para o sistema de resfriamento, composto de trocadores de calor próprios