MANTEIGA E MARGARINA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Farmácia
Ciência e Tecnologia de Alimentos I
Professor: Expedito Rogildo C. Carlos
MANTEIGA x MARGARINA
Aluno: Rennan Soares Loiola
Fortaleza – CE
2014
MANTEIGA X MARGARINA
As margarinas são as maiores fontes de ácidos graxos trans (AGT) do que a manteiga. Os AGT são formados durante o processo de hidrogenação do óleo vegetal e aumentam o colesterol plasmático do tipo LDL (lipoproteína de baixa densidade). Além disso, alguns estudos indicam também que o consumo de ácidos graxos trans (AGT) tem impacto direto no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas coronarianas.
A manteiga, ao contrário da margarina, é pobre em AGT, porém rica em ácidos graxos saturados, que são lípides de origem animal. De acordo com a RDA (Recommended Dietary Allowances), deve-se limitar o consumo da proporção de gordura saturada a um mínimo de 10 % das calorias totais ao dia para afastar o risco de doenças cardiovasculares.
Uma alternativa para se consumir os produtos que sejam fontes vegetais de gordura sem prejudicar o perfil lipídico é substituir a manteiga por “margarinas light”, com quantidades reduzidas de ácidos graxos trans (AGT). Porém, margarinas comuns, de alto teor de AGT, não conferem benefício sobre a manteiga.
Observe na tabela abaixo os tipos de gorduras presentes em margarinas e na manteiga (gramas/porção*). Quantidade de gorduras fornecida por porção de manteiga ou margarina
Produto gordura total (g) gordura saturada (g) gordura trans (g) gordura trans + saturada (g)
Manteiga
10,8
7,2
0,3
7,5
Margarina bastão
11,4
2,3
2,4
4,7 (82% gordura)
Margarina tubo
11,2
1,9
1,1
3,0 (80% gordura)
*uma porção é definida como 13-14 g, aproximadamente uma colher de sopa de manteiga ou margarina
BIBLIOGRAFIA
Disponível em: