Manoel Garcia Morente
O objetivo deste trabalho é apresentar os fundamentos da filosofia na lente de Manoel Garcia Morente (1886-1942). Garcia tornou-se bem conhecido no Brasil entre os estudiosos de filosofia , principalmente na ocasião que seu livro Fundamentos de Filosofia foi traduzido pela primeira vez aqui no Brasil mesmo com o reduzido público de interessados em filosofia nesta época, seu livro teve muito sucesso que pode ser comprovado com o grande número de edições em pouco tempo.
Neste trataremos de apenas alguns capítulos desta obra, seu livro reúne duas aulas durante o curso de filosofia em 1937, poucos são os alunos e professores de filosofia no Brasil e Portugal que não conhece esta obra de Garcia Morente.
Sua forma de filosofar foi considerada completa por não ser apenas um filosofo que apenas repete os pensamentos alheios, ele pincelou a filosofia com seus pensamentos pessoais, sendo autêntico ao transmitir a filosofia em suas três dimensões.
Lição 1 – O conjunto da Filosofia
1. A filosofia e sua vivência.
A filosofia é o mesmo que definir que o homem “faz” em toda a sua história, porem para simplesmente dar um conceito é impossível sem antes filosofar, portanto é necessário ser filosofo para entender o que é filosofia.
Em paralelo a um exemplo de Garcia trazido aos dias atuais é de que um homem pode navegar na Internet percorrendo as ruas de São Paulo, conhecer a avenida Paulista seus prédios, ver suas cores, os carros e até pessoas, mas tudo de forma estática pode até conhecê-la bem geograficamente, mas vivê-la, ou seja, ouvir os sons, ver as pessoas em movimento, sentir os cheiros peculiares mesmo que de poluição somente se a pessoa caminhar por aquela avenida. Assim é a diferença entre um conceito e a vivência. No nosso exemplo a primeira pessoa que navegou na Internet até viu a avenida Paulista, mas a segunda vivenciou a avenida Paulista. Assim é a filosofia, há quem queira apenas uma definição, que como dissemos é impossível