Prerelatorio3
725 palavras
3 páginas
Laboratório de Física IIIPré – Relatório III:
Configuração do campo elétrico entre dois eletrodos
1.1. Campo elétrico é um campo vetorial, em cada ponto de sua região existe um vetor campo elétrico com um valor específico. Um campo elétrico é gerado na presença de uma carga carregada ou de um aglomerado de cargas. Considerando um aglomerado de cargas carregadas (positiva e negativamente) podemos mensurar o campo elétrico E gerado ao usarmos uma carga de prova q0 em um ponto p arbitrário, o campo elétrico nesse ponto é força elétrica exercida pela distribuição de carga sobre a partícula de teste, dividida pela carga q0 sobre a partícula. Fica claro que a força elétrica tem tudo a ver com o campo elétrico, as duas grandezas são diretamente proporcionais e a constante de proporcionalidade entre elas é a carga de prova analisada.
1.2. As linhas de campo elétrico é um método de auxílio para visualização dos campos. Trata-se de setas que indicam a direção e o sentido do campo elétrico facilitando a didática, a visualização e os cálculos envolvendo campo elétrico. A densidade das linhas é proporcional ao campo. Se as linhas estiverem saindo da carga, a carga é positiva, e se estiver chegando na carga, a carga é negativa.
1.3. Potencial elétrico é um campo escalar, trata-se de uma grandeza que relaciona a quantidade de energia potencial por unidade de carga. É um análogo ao campo elétrico.
(1)
Onde, V é o potencial elétrico, U a energia potencial e q a carga. A energia potencial elétrica é a energia que uma partícula tem quando está na região de um campo elétrico, essa energia potencial depende diretamente das cargas, do campo e de prova, e inversamente da distancia entre elas.
1.4. Considerando uma partícula de prova q se desloca em uma trajetória de um arco circular, de um ponto a até um ponto b, centrado em uma carga Q que gera um campo elétrico E. o deslocamento dl da partícula é perpendicular ao vetor E, portanto o trabalho da força elétrica é nulo: