Manobras E A O Da Massagem Est Tica
Deslizamento
Manobra introdutória a qualquer modalidade de massagem ocidental. Os deslizamentos iniciam sempre de modo mais leve e superficial até atingir a velocidade e pressão conforme o objetivo almejado. Esta manobra permite ao massoterapeuta fazer o reconhecimento do tipo de pele do paciente e se a mesma está em condições saudáveis para a execução das manobras. Esta manobra realizada de forma lenta e rápida promove um efeito analgésico que perrmite gradulamente que o paciente se acostume e suporte sem maiores desconfortos manobras mais vigososas subsequentes. Um movimento de alisamento é realizado com toda a superfície palmar de uma ou ambas as mãos.
Amassamento
Amassamento é uma manipulação em que os músculos e tecidos subcutâneos são alternadamente comprimidos e liberados. Durante a fase de pressão de cada movimento, a mão ( ou mãos) e a pele se movem conjuntamente sobre as estruturas mais profundas. Provoca a desintoxicação das fibras musculares, estimulando a drenagem sangüínea e linfática a produzir mais rápida eliminação das toxinas, provoca maior nutrição celular e pode combater a flacidez. Deve atingir pele e músculos. Auxilia na modelagem de gorduras e na desintoxicação e conseqüente nutrição da musculatura trabalhada.
Pinçamento
É indicado para ativação muscular e combate à flacidez. Deve ser executado com as extremidades dos dedos polegar, indicador e médio. Pinçando pequena quantidade de músculos com uma e outra mão alternadamente ou em forma de "C" com os dedos polegar e indicador. É usado para uma porção maior de músculos.
Percussão
Utilizada quando o objetivo é tratar a flacidez. Estimula através da contração das fibras musculares a circulação e a tonicidade muscular.
Deve ser executada seguindo a orientação das fibras musculares. Não utilizar esta manobra em regiões sem apoio ósseo (abdômen).
Fricção
É uma espécie de deslizamento profundo executado de modo energético e rápido, visando modelar