manobras de tuina
A- Ambiente
A sala ampla, com uma porta e janela que faz com que a sala fique arejada, com cores neutras, sem iluminação excessiva, de temperatura agradável. Há uma pia para lavar as mãos antes do atendimento, com porta papel e sabonete ao lado. Um rádio para que possa ser tocada uma música relaxante e tranquila.
Maca de massagem, de dimensões que variam cerca de 1,90m x 0,60m, e altura que coincidi as espinhas ilíacas da massoterapeuta. A maca sempre higienizada com álcool 70%, utilização de lençóis descartáveis e uma escada para o cliente subir na maca.
Para conforto do paciente é utilizado travesseiros, e rolos para elevação de cabeça e das pernas
Para deslizamento é utilizado cremes ou óleos que facilitem as manobras sobre a pele.
B – Profissional
O profissional, deve usar unhas curtas e limpas, mãos livres de calosidades ou machucadas. Não realizar manobras com anéis, pulseiras, relógios e cuidar da temperatura das mãos. Usar avental.
C-Protocolo de Atendimento
O estudo em questão consiste na aplicação da Massagem Tuina e Do-in.
O instrumento de coleta de dados foi aplicado à ficha de avaliação em anexo, onde foram obtidas as características da Tensão Pré-Menstrual e a Constipação Intestinal.
Serão realizadas 12 sessões de Massagem Tuina incluindo a pratica de Do-In durante aplicação da Tuina, duas vezes por semana com duração de uma hora à uma hora e trinta minutos por sessão.
Após a obtenção dos dados necessários iniciou-se a aplicação dos protocolos que seguiu a seguinte ordem.
Protocolo
Repetir cada manobra até seis vezes caso haja necessidade, pode ficar de 1 minuto até 3 minutos.
Posicionar o cliente em decúbito dorsal
Realizar manobras de “abertura energética” na região do abdômen, iniciando perto e fechando, realizando movimentos rotacionais no sentido horário até distanciar da cicatriz umbilical (realizar o mesmo número de voltas no e no fim da técnica).
-Face, cabeça e pescoço Utilizar as técnicas iniciando na região do queixo e