A História da Massagem
FERRAMENTA PRECIOSA
Introdução
A história da massagem é tão antiga quanto à história do mundo. Desde que o mundo é mundo, mesmo antes de o primeiro primata ser classificado como Primata, imediatamente após dar uma topada, o primata intuitivamente exerceu uma fricção vigorosa sobre a região atingida, com o objetivo de reduzir a dor.
Em algum momento de nossas vidas sofremos alguma lesão, dor ou desconforto. Nossa reação instintiva é a de friccionar ou segurar a área afetada para diminuir a dor. Esta técnica básica foi desenvolvida através dos milênios até o sistema de massagens que conhecemos hoje.
Massagem é um sistema de manipulação sobre os tecidos moles do corpo com fins terapêuticos. A maioria das culturas antigas praticava algum tipo de toque terapêutico. Em seus métodos de tratamento usavam ervas, óleos e formas primitivas de hidroterapia. A
Arqueologia
constata que na
Pré História o homem promovia o bem-estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo. Seriam os primórdios do que hoje se entende por massagem.
A origem do Do-In está relacionada com o início da humanidade. O Do-In é um método de auto massagem. Não só massagem como auto acumpressura. Desde o início da humanidade, o homem percebeu intuitivamente, uma relação direta entre determinados pontos distribuídos pelo corpo humano e a energia que flui entre eles. O conhecimento desses pontos proporcionou a nossos ancestrais o desenvolvimento de uma prática autoestimuladora, transmitida de geração em geração.
A massagem Sueca teve seu início na medicina tribal, onde era feita com as mãos pelos pajés, feiticeiros e chefes tribais, com fumigações, raízes e folhas de plantas, óleos aquecidos ou não, de origem vegetal ou animal.
Vêm desde essa época os benefícios da massagem, passando depois pelos povos do
Oriente Médio e povos Jônicos (gregos), sendo os atenienses os mais adiantados, pois estabeleceram em sua