Manipulação Genética
- Introdução
O grande desenvolvimento tecnológico e científico a que assistimos nas últimas décadas tem surpreendido e, por vezes, ultrapassado os enredos de ficção científica que vemos nos filmes ou que lemos em livros. Mas, tal como tudo na vida, com grandes descobertas vêm novas realidades. Este desenvolvimento não é apenas sinónimo de progresso, melhoria de condições de vida, aperfeiçoamento dos tratamentos da saúde, mas também traz novos desafios e novos problemas.
Esta nova realidade permite resolver certos enigmas, mas também pode significar o desenvolvimento de outros mais problemáticos. Neste trabalho, iremos introduzir situações novas acerca da manipulação genética que é necessário refletir, quer do ponto de vista ético como filosófico.
Iremos tentar responder a certas dúvidas tal como a ética da manipulação dos genes, a legitimidade da experimentação, as liberdades e os limites à investigação cientifica, entre outras grandes questões. No entanto, o objetivo principal deste trabalho não é responder a questões mas implementar a dúvida, para que todos tenhamos uma opinião, nem que seja elementar, acerca da manipulação genética.
- Desenvolvimento
O que é a engenharia genética?
Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente a introdução do ADN num chamado num determinado ser vivo, geralmente para exprimir um gene. O seu objetivo é introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade.
Aplicações da engenharia genética
Há muitas aplicações de engenharia genética no nosso dia-a-dia, desde o controlo de pragas às modificações alimentares.
O conhecimento das características genéticas dos seres vivos tem permitido o seu aperfeiçoamento. Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiu novos ramos como a biotecnologia e a