Matematica
As funções econômicas são expressões matemáticas responsáveis por representar situações envolvendo as movimentações financeiras de uma empresa, com base no custo, na receita e no lucro. Essas relações são responsáveis pela determinação de entradas e saídas de dinheiro, destinando uma melhor análise da rentabilidade dos negócios realizados pela empresa.
Demanda: é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.
Oferta: Em um sentido amplo, oferta é uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente da sua natureza, sendo utilizada para substituir a expressão "produto" ou "serviço" e também englobar os outros elementos que são objeto das ações de marketing.
Define-se também como a quantidade de bens que os vendedores estão dispostos a comercializar em variados níveis de preço. De acordo com esta lei, toda a vez que o preço aumenta, a quantidade ofertada aumenta; e toda a vez que o preço diminui, a quantidade ofertada também diminui.
Custo: O custo é o gasto económico que representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão (o preço ao público é a soma do custo mais o lucro).
O custo de um produto é composto pelo preço da matéria-prima, o preço da mão-de-obra directa usada na sua produção, o preço da mão-de-obra indirecta usada para o funcionamento da empresa e o custo de amortização da maquinaria e dos edifícios.
Receita: é a entrada monetária que ocorre em uma entidade (contabilidade) ou patrimônio (economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento).
Lucro: Numa economia de livre iniciativa e de livre concorrência, o