Manifesto Social
Os movimentos sociais diz respeito a ações coletivas de grupos organizados, conformes seus valores, culturas e ideologias dentro da sociedade e de um cenário específico.
Atualmente no Brasil, esses movimentos sociais são representados por sindicalistas, trabalhadores, estudantes e manifestantes que se articulam para alcançar mudanças sociais por meio de embate politico.
A medida que a copa do mundo foi se aproximando cresceram os protestos e as manifestações nas ruas do Brasil .
Houve uma coincidência entre o auge das manifestações e a campanha ascendente da seleção na copa das confederações, onde alimentava-se o pensamento de que o futebol distraia a atenção popular para os grandes problemas que o país enfrentava. Durante a copa o governo gastou bilhões de reais na construção de estádios superfaturados, sendo que poderiam ter investido todo esse montante em saúde, educação e segurança, que deveriam ser prioridades.
Porem , como questões sócias não rendem dinheiro para o governo nem audiência para mídia geral em tempo de Copa das Confederações, foram transformadas em pó e jogadas “para debaixo do tapete” .
Há sim uma relação intima entre o futebol e as questões sociais, por um lado ele auxiliou a ascensão social do negro na cultura brasileira ,quando possibilitou a saída desse jovem de zonas marginais, periférica e do anonimato, quando a questão refere-se ao racismo e a pobreza no país. Porem é importante ressaltar que é uma relação amenizadora, o futebol serve para diminuir as questões sociais, porque muitas vezes podem “maquia” os problemas reais.
Um exemplo disso é em época de copa do mundo a população esquece as deficiências sociais ,para acompanhar a Seleção .
As pessoas estão a cada dia mais conscientes que precisam participar da sociedade e felizmente elas começaram a se manifestarem, expondo suas opiniões, exigindo seus direitos.
Nessa geração, os indivíduos estão priorizando mais seus direitos, saindo da condição de