POL TICA E PLANEJAMENTO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NEAD.
DISCIPLINA: POLÍTICA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL.
PROFESSOR: BERGSON PEREIRA UTTA.
TUTOR À DISTÂNCIA: JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR.
TUTORA PRESENCIAL: MARIA LUCIMAR NASCIMENTO ALVARENGA.
CURSISTA: EMANUELLA CÍNTHIA MONTE SAMPAIO.
ATIVIDADE 1 – POLÍTICA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL.
ESCOLA NOVA (MANIFESTO DOS PIONEIROS).
GRAJAÚ – MA.
JUNHO/2013.
INTRODUÇÃO
Lançado em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Educação nova tem sido fonte de estudos historiográficos sobre educação, por ser de grande importância no âmbito de discussões acerca da escola pública no Brasil. Trata-se de um documento escrito por 26 educadores, com o título “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova - A reconstrução educacional no Brasil: ao povo e ao governo”. Circulou em âmbito nacional com a finalidade de oferecer diretrizes para uma política de educação e representou simultaneamente, um plano de ação nacional em busca da estruturação de um sistema educacional e um documento de discussão e reflexão sobre o ambiente político e social dos anos de 1920 e 1930.
Os objetivos do Manifesto eram traçar diretrizes de uma nova política nacional de educação e ensino em todos os níveis, aspectos e modalidades. O Manifesto representa uma síntese e uma tentativa de avanço sobre propostas novas de educação. A preocupação primordial girava em torno da concepção de vida e do ideal que se desejava alcançar, considerando, também, a clientela de educandos.
O manifesto apresenta-se, pois, como um instrumento político [...]. Expressa a posição do grupo de educadores que se aglutinou na década de 20 e que vislumbrou na Revolução de 1930 a oportunidade de vir a exercer o controle da educação no país. O ensejo para isso se manifestou por ocasião da IV Conferência Nacional de Educação realizada em dezembro de 1931, quando Getúlio Vargas, chefe do governo provisório, presente na abertura dos trabalhos ao lado de Francisco