Manifesto comunista
1- Porque o positivismo substitui o iluminismo?
Porque o positivismo não aceita as classes com o significado geralmente empregado na atualidade, aceita sim, que em toda sociedade, desde a mais primitiva, há dirigentes e dirigidos. Os dirigentes devem ser os mais capazes, isto é, aqueles que influenciam na educação e na espécie humana: são os sacerdotes, os filósofos, os cientistas, os jornalistas, os professores etc., ou melhor, os teóricos que modificam o pensamento dos indivíduos através de sua pregação e de sua conduta moral. Como é uma teoria conservadora, para defender o capitalismo, começam a surgir tensões e conflitos sociais, os iluministas ameaçam a capitalismo, então, os intelectuais da época criam essa teoria para substituí-lo.
2- Qual a tarefa do positivismo com relação ao capitalismo?
Positivar o sistema capitalista, dosando, temperando o progresso (utilitarismo) individualismo, egoísmo, interesses individuais com ordem (coesão a partir da internacionalização de valores). Afirmar alguns valores e aspectos do capitalismo como a tecnologia, a ciência, a razão, o individualismo, mas, recuperar outros como os das instituições ( famílias, igreja, Estado). Pois, esses elementos traziam de volta a coesão social, equilibrando o que estaria desequilibrado socialmente.
3- Qual a relação do iluminismo com a sociologia da mudança?
Tanto a sociologia quanto o iluminismo usam a razão. O capitalismo (sistema econômico pós-feudalismo) e o surgimento de todas as ciências modernas só foram possíveis em consequência do movimento iluminista que implementou o antropocentrismo no lugar do teocentrismo, reduziu o poder da igreja, permitiu a existência do mecanismo e a manipulação da natureza pelo homem, A sociologia surgiu para explicar esse novo paradigma, logo, o iluminismo é a causa direta do advento da sociologia da mudança.
4- Comentar (explicar) o núcleo central do pensamento de Marx.
O ponto de partida do pensamento marxista é a