Manifesto Brasil
Em 18 de março de 1924, surgiu na cidade de São Paulo, o Manifesto Pau Brasil, que teve como principal personagem o escritor Oswald de Andrade, que iniciou o manifesto no jornal Correio da manhã.
O manifesto Pau Brasil tinha como objetivo mostrar um nacionalismo critico, consciente e de denuncia da realidade brasileira. Além disso, o manifesto reivindicava uma linguagem natural, avessa ao bacharelismo e pedantismo, conclamava a originalidade nativa.
O manifesto possuía o primitivismo como imaginação, liberdade de espirito, o jumo do moderno e do arcaico brasileiro culminado com uma revolução artística nacionalista tendo por base suas raízes primitivas.
Oswald de Andrade foi um dos principais escritores do manifesto, e levou ao conhecimento do publico seu livro denominado Pau-Brasil, publicado em 1925, e ilustrado por sua esposa Tarsila do Amaral.
Os poemas de Oswald de Andrade ressaltam características tipicamente modernistas: idealização da “fala brasileira”, incorporação do cotidiano, emprego de versos livres, o poema-piada e o poema-síntese. (Amor/Humor)
A importância do manifesto fica clara quando analisamos do ponto de vista de Oswald de Andrade, que buscava uma modernização artistica, apoiado na maneira de como somos e nas “normas gramaticais de rua”.
No Manifesto Pau Brasil se defendia uma poesia de exportação, a partir das seguintes ideias: “valorização dos estados brutos da cultura coletiva, decomposição irônico-paródica dos suportes intelectuais da cultura brasileira, conciliação entre a floresta e a escola, ou seja, imbricar a cultura nativa com outra realidade brasileira”.
No manifesto, o escritor Oswald de Andrade propõe a devoração simbólica da cultura do colonizador europeu, sem que com isso perda a identidade brasileira.
Bibliografia de Oswald de Andrade:
José Oswald de Sousa Andrade nasceu em São Paulo, em 1890. Fez seus primeiros estudos no Ginásio de São Bento, e formou-se em Direito, em 1919. Ao retornar da