manifestações folcloricas
De origem portuguesa, a Folia de Reis é uma Festa católica ligada à comemoração do Natal, comemorada desde o século XIX. Segundo a lenda, quando Jesus nasceu, três reis magos foram visitá-lo, levando presentes. Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro. Essa manifestação folclórica acontece em vários países. Ela tem mais importância em países de origem latina, especialmente os que a cultura é de origem espanhola, passando a ser em alguns desses países mais importante que o próprio Natal.
Em cidades brasileiras como no Rio de Janeiro, realizam folias até dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião (padroeiro do estado). Em outros lugares a folia tem mais importância no interior do estado.
Cada grupo é composto por três Reis Magos, o mestre, músicos instrumentistas, cantores, dançarinos, palhaços que usam roupas coloridas carregando uma espada e são responsáveis por abrir passagem para a folia e também recitam poesias e passagens da bíblia, e outras figuras folclóricas que se dividem de forma que cada um cante de uma maneira no coro de vozes e isso traz um som muito agradável. Todos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem reverenciando a bandeira que carrega um símbolo da folia, decorada com figuras que levam ao menino Jesus, com fitas e flores de plástico. Eles visitam as casas que os acolhem e fazem doações. Ao chegar na casa, a primeira a entrar é a bandeira, depois eles cantam uma canção de chegada, logo depois acontece as paradas para os almoços e jantares, oferecidos pelos donos das casas, que são agradecidos pelos foliões com modas de viola e danças como cateretê e catira. Na saída os foliões cantam uma canção de despedida e agradecem os donativos e partem para outra casa que os receberão.
O mestre, sempre inicia os cânticos, é a posição mais importante do bando, pois ele é o responsável pelo andamento dos cantos, da colocação das vozes, é