Manifestação populacional e seus impactos
As manifestações iniciaram-se pelo aumento nas tarifas de transporte publico, onde teve um forte apoio popular. Muitos estavam protestando pacificamente, outras partes da população apelaram para a repressão violenta e desnecessária, consequentemente policiais militares tiverem que conter o publico e fiscalizar as passeatas. Essa manifestação iniciou-se em apenas algumas cidades e foi se espalhando com rapidez por outras cidades, abrangendo vários outros temas de protestos, como educação, saúde, gastos públicos em eventos esportivos, má qualidade de serviços publico corrupção politica, entre outros. E teve uma melhora após as manifestações? Será?
A população foi às ruas em busca de direitos e melhoria ao publico, fizeram passeatas, protestaram e chamaram a atenção para nossas necessidades como cidadãos, além do aumento a passagem também foi abordada outros temas para a melhora da população, como muitos manifestantes disseram: “Um absurdo! Investem na copa do mundo, quando deveriam investir em educação e saúde.”
Grupos populacionais foram pacíficos em suas manifestações, mas muitos vandalizaram regiões da cidade, trazendo grandes prejuízos até mesmo para quem não tem haver com a situação, como lojas e comércios que foram arrombados e roubados, trazendo grandes prejuízos a seus donos, muitos tiram que fechar os negócios por conta da grande perca.
Manifestação sim, vandalismo não, e o que vimos nestas passeatas foram uma junção dos dois, tirando até mesmo a razão dos manifestantes em geral que estavam protestando por seus direitos. Não houve melhora visível nestas manifestações, apenas um redução do transporte publico em algumas cidades, mas não houve uma mudança grande o bastante para dizermos que tudo valeu apena, mas não foi em vão.