manifestaçoes
A manifestação se iniciou por coisas gerais e específicas que vão desde o fim da corrupção (a mais consensual) até a diminuição de impostos, a reforma agrária, a demarcação de terras indígenas, o fim da impunidade, a melhoria dos serviços públicos, como saúde e educação
QUEM SÃO OS MANIFESTANTES
São vários grupos que discutem e se organizam pelas redes sociais da internet. Nas primeiras manifestações, esses grupos eram compostos predominantemente por estudantes universitários e, em menor número, do ensino médio. Quando há manifestações, as universidades ficam vazias. Na quinta-feira (20/06), às 16h, a UFRGS em Porto Alegre, que tem cerca de 50 mil estudantes, já estava vazia. Muitos iam para a manifestação e outros tantos, para casa, pois a cidade fica um caos e sem transporte público. Aos estudantes, somam-se cada vez mais jovens trabalhadores, aposentados, profissionais liberais. Em geral, é uma manifestação massivamente estudantil, de jovens trabalhadores e da classe média brasileira.
Inicio das manifestações
As manifestações se iniciaram após o aumento do transporte publico, porem as manifestaçoes não foram apenas pelo aumento do transporte, foram para uma educação melhor, com a saúde, com as corrupção, como dinheiro publico sendo gastados em estádios e muitos outros.
Qual foi o efeito das redes sociais durante essa onda de manifestações?
As manifestações eram marcadas pelas redes sociais, com data, hora e local, pois sem as redes sociais não iria ser possível marcar manifestações com milhares de pessoas. Também foi importante para a divulgação das manifestações, chamando assim o povo.